Tudo sobre Líquidos #3

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Continuando o post sobre líquidos…

 2 – Sobre os chás

- Como os chás devem ser consumidos por quem está de dieta?

Dra Fernanda Granja: Os chás podem ser consumidos por pessoas que estão de dietas, pois contribuem para a perda de peso, mas devem ser sem a adição de açúcar ou adoçadas com adoçantes naturais, cono o stévia ou xarope de agave.
As ervas utilizadas em alguns chás tendem a acelerar o metabolismo, auxiliar na digestão e ajudar a combater a retenção de líquidos. Além disso, no inverno são excelentes pedidas, pois aquecem o organismo e diminuem a compulsão por alimentos calóricos.

 - Qual a quantidade ideal diária?

Dra Fernanda Granja: O ideal é consumir de 3 a 4 xícaras de chá por dia. 

- Quando consumir?

Dra Fernanda Granja: Os chás podem ser consumidos ao decorrer do dia, porem deve se evitar a ingestão próxima aos horários das refeições principais, pois estes podem conter fatores anti-nutricionais e interferir na absorção de nutrientes como ferro e cálcio, etc. Se houver cafeína no chá, deve-se tomar antes das 16:00h para não atrapalhar o período de sono.

- Quais os benefícios e restrições para uma dieta de emagrecimento?

 Dra Fernanda Granja: Os chás podem oferecer uma melhor digestão ao organismo. É possível fazer combinações desses chás, com no máximo 3 ervas diferentes. Existem combinações que contribuem para o efeito diurético, outras que aumentam o metabolismo e facilitam o gasto calórico, etc.

Sobre o café

- Qual a melhor forma de consumir o café?

Dra Fernanda Granja: O melhor café para saúde é o café coado, pois ter mais nutrientes benéficos.

- Quem deve evitar o consumo?

Dra Fernanda Granja: O café não possui contra indicações, porem deve ser ingeridos com moderação por pessoas hipertensas, portadores de doenças cardíacas, crianças, ou pessoas com excesso de colesterol, pois pode aumentar a dislipidemia.

- Qual a quantidade ideal diária?

Dra Fernanda Granja:  É recomendado cerca de 3 a 4 xícaras (de 50 ml) diárias que representa cerca de 500 mg de cafeína, para que benefícios cotidianos sejam aproveitados.

- Quais os benefícios do café para a dieta?

Dra Fernanda Granja: Os cafés são bebidas com grande quantidade de minerais, vitaminas do complexo B e também, grande quantidade de antioxidantes, que protegem o organismo contra os danos oxidativos. Além disso, o consumo de café previne a depressão, estimula a atenção, concentração, memória e aprendizado escolar por ter cafeina.

Sobre refrigerantes (normal e diet):

- Qual a quantidade permitida para quem está de dieta?

Dra Fernanda Granja:  Não existe uma quantidade de refrigerante permitida, principalmente por pessoas que estão de dietas. Sabendo que é uma bebida calórica, rica em açúcar, em sódio, seu consumo deve ser restrito.

O diet, ou zero, mesmo que não tenha calorias, não deve ser estinulado oa uso, O excesso de sódio e de conservantes, como já foi falado pode prejudicar e muito o organismo e a boa forma.
Estudos mostram que pessoas que toman refrigerantes com adoçantes (os lights, diets e zeros) engordam mais do que aqueles que tomam a sua versão normal. 

 - Quando consumir?

Dra Fernanda Granja: O ideal é consumi-lo de fins de semana ou em festas/ comemorações, e não fazer dessa bebida algo do cotidiano.

- Quais os benefícios e restrições para uma dieta de emagrecimento?

Dra Fernanda Granja: Para uma dieta de emagrecimento, normalmente, o refrigerante não deve ser consumido. Ou, caso o indivíduo queira consumir, opte pelo diet ou zero, por apresentar menos calorias e menos açúcar. Mesmo assim, o consumo não deve ser estimulado, pois mesmo não tendo calorias, o refrigerante zero ou diet é cheio de químicas e conservantes, isso entra como toxina no nosso corpo, fazendo-nos engordar!

Amanhã é o último post!
beijossss!!!

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