Pão Integral, Geléia, Azeite – Saiba escolher

By  |  19 Comments

Oi gente!

Voltei!! :)

Tem muita coisa legal aqui no blog e percebo que quando cito alguma coisa, muita gente não sabe ou nunca ouviu falar.

Por exemplo, há tempos falei (clique para ler) sobre o verdadeiro pão integral, sobre a melhor geléia, e sobre o azeite.

Mas hoje vou resumir bem para vocês entenderem de forma prática e facilitar a compra de supermercado.

Vamos começar pelo pão.
Não há problema em comer pão, desde algumas orientações sejam seguidas. Há aquelas ainda que fazem restrição de trigo e por isso existe o pão sem glúten (preparado sem farinha de trigo, aveia, cevada, centeio e malte) e a tapioca que é um ótimo substituto no café da manhã.

Você sabe por que é tão importante comer pão integral e não branco (ou o frânces)?

  1. Com o pão integral conseguimos ter vários nutrientes disponíveis – isso acelera o metabolismo. Nada é pior para o metabolismo do que alimentos que não contenham nada de nutriente e muita química. Temos que comer alimentos de verdade, alimentos frescos, alimentos que nossa avó fazia. Já expliquei isso aqui no blog, de que nosso corpo é feito de células e essas células são feitas de nutrientes: cálcio, mangésio, potássio, vitamina C, etc. E adivinha onde encontramos nutrientes em abundância? Em alimentos integrais, em alimentos naturais como as frutas e  etc!
  2. Com o pão integral diminuímos o índice glicêmico, ou seja, não temos fome logo após comer carboidrato. Quando comemos pão branco, o açúcar no sangue aumenta muito e isso acaba gerando muita produção de insulina no sangue. Resultado? Aumento de gordura corporal na região abdominal (barriga mesmo) e fome, pois na próxima refeição você vai querer comer mais carboidrato.


Pão integral
Dicas na hora de comprar

  • O primeiro ingrediente deve estar escrito “farinha de trigo integral” – como eu disse no post do “verdadeiro pão integral” devemos sempre ler os ingredientes daquilo que estamos comprando. Aquilo que vem em primeiro lugar é o tem em maior quantidade no produto, ou seja, se vier escrito farinha de trigo integral, bingo! Esse é o pão escolhido.
  • O segundo ingrediente também deve ser uma farinha e não gordura vegetal. Muitas bolachas (club social por exemplo, mesmo a versão integral) contém gordura vegetal como primeiro ou segundo ingrediente, ou seja, tem mais gordura que a própria farinha integral. Daí começamos a ganhar gordura no copitcho e não sabemos por quê.
Aí estão mais duas marcas que seguem essas características (sigam no instagram: @drafernandagranja):

Pão sem glúten
Dicas na hora de comprar:
  • Existem várias marcas de produtos sem glúten, mas a grande dificuldade é achar pães integrais nesse mercado. Geralmente o pão é sem glúten, mas ele é feito com muita gordura e geralmente com farinhas “brancas”, ou seja, feito com farinha sem fibra (não estou falando da de trigo, mas da farinha de arroz branca, farinha de mandioca branca e por aí vai). 

Geléias
Dicas na hora de comprar:
  • No post de geléias que eu citei acima, explica bem. Procure geléias que não contenham açúcar e/ou adoçante. Compre as com fruta e só! Sim, isso é possível. Geléia sem químicas. Elas são feitas de frutas e suco de fruta. Uma delícia!
Aí mais um exemplo:

Instagram @drafernandagranja
Azeite
Dicas na hora de comprar
  • A acidez é um fator de pureza do azeite. Quanto menor o teor de acidez, melhor e mais puro é o azeite. Não sou nenhuma especialista e posso estar falando alguma coisa errada, mas para mim o azeite com 0,2 ou 0,1 (melhor ainda) é mais gostoso do que os de 0,5, que são mais comuns em supermercados. Portanto, procure acidez 0,1 que é o melhor!
  • Compre sempre em vidros escuros. Se você comprar azeite em vidro claro, você acaba comprando um produto oxidado, sem ômegas… Então sempre o vidro deve ser verde escuro ou âmbar. Isso vale para os óleos de linhaça, coco, e etc.
  • O azeite deve ser exatraído a frio e extra-virgem. Ser extra-virgem quer dizer que é puro óleo de oliva. Se comprar outros tipos, podem estar comprando óleo de soja misturado.
  • Compre sempre azeite produzido e envasado no país de origem. Isso mantém a qualidade do produto. Infelizmente não podemos confiar nos produtos envasados no Brasil… vai saber se há alguma mistura, né? Melhor não arriscar.
Aí está um exemplo:

Instagram @drafernandagranja

Gostaram das dicas?
Agora ficou fácil, né?
beijosss

Blog Fitness

19 Comments

  1. Anonymous

    16 de maio de 2013 at 15:20

    Dra. Fernanda bom dia, minha mãe de 65 anos foi diagnosticada como pré-diabética, já fomos a duas nutricionistas e elas só falam em dieta, nenhuma das duas falou em substituições, nem em Índice glicêmico, ela tem 1,67 e 58kg e as duas quiseram que ela emagrecesse. Gostaria de saber sua opinião sobre ser possível controlar a glicemia com o uso de alimentos integrais, observando o índice glicêmico (li seu post a respeito e adotamos algumas coisas) ao invés de ter fazer uma dieta restrita de 1500 calorias/dia? Adriana

    • OI Adriana! Vc está certíssima! Se você for de SP venha no consultório para eu ajudar sua mãe. porque o acompanhamento nessa fase é essencial. Depois ela aprende a comer e segue a vida com mais saúde! Aqui no blog vá em “Diabetes” naquela lista à direita aqui no blog. Tem tudo sobre os alimentos que controlam o indice glicêmico.
      bjsss

  2. Rita

    16 de maio de 2013 at 16:57

    É uma pena que essa marca de pão não existe aqui em Porto Alegre,poderias nos dar dicas de pães mais conhecidos?Essa geléia também não.Mas mesmo assim adorei as dicas obrigada.

    • Esses pães são bem conhecidos, não?? É o Pullman, Panco (panco faz aquelas bisnaguinhas que todo mundo conhece), e deve ter outras marcas. Mas é difícil achar mesmo… Tem que ir na gôndula e procurar um por um, pois a grande maioria é farinha branca em primeiro lugar.
      Se você achar um aí, me avise.
      bjsss

  3. Malwe

    16 de maio de 2013 at 18:52

    Vc demorou voltar no blog mas valeu a pena!!!!!!
    Para os sem glúten vai uma dica de receita pra fazer em casa Aprovada essa receita!!!!!
    http://cozinhando-sem-gluten.blogspot.com.br/2012/05/pao-integral-com-chia-2-e-sl.html

  4. Anonymous

    16 de maio de 2013 at 23:31

    Oi, Dra. Fernanda!
    Estou grávida e gostaria de saber se tem algum problema de contaminação comer melaço e mel?
    Obrigada!
    Adoro o blog!

    • Se estiver contaminado pode dar problema sim, mas se vc comprar de marcas boas não há problema. Use marcas orgânicas para ter mais certeza.
      Só use pouco por causa do açúcar, né? Como vc está grávida tem que controlar sempre! :)
      bjss

  5. Anonymous

    17 de maio de 2013 at 01:35

    Muito boa a sua dica! Vou passar a observer melhor. Pena que em nossa cidade, ainda não temos tantas opções.

  6. Anonymous

    17 de maio de 2013 at 17:39

    Drª. Gostaria de saber onde eu encontro aqui no Rio essas capsulas de banana verde e esse mix de cereais? Qualquer pessoa pode tomar ? Desde já agradeço pela atenção, boa tarde. Ana Paula

  7. Anonymous

    17 de maio de 2013 at 18:03

    Drª. Onde eu posso encontrar esse leite vegetal de amendoas ou castanha do pará que a senhora me indicou numa pergunta que fiz pra senhora pra fazer shakes. Moro no Rio, obrigada, Deus abençoe a senhora.

  8. Anonymous

    21 de maio de 2013 at 18:47

    Olá Dr. Fernanda Granja …Olha estive Olhando seu Blog e acheii magnifico
    voçe esta de parabens,mulheres assim com voçe esta dificil de achar ,mais ainda bem que encontreii Olha eu me Chamo,Barbara Leticia..eu pesava acima dos 3 digitos voçe sabe neh rsrsrs !
    entao elimineii 18 kils em 120 dias mais prescis eliminar mais 20 kilos e queria que voçe me desse algumas sugenstoes ,estou tomando a agua da casaca de Guatambu..e estou vendo uma diferença enorme espero que me ajude!! muito Obrigada

    By : barbara

  9. Anonymous

    22 de maio de 2013 at 13:41

    ola Dr FERNANDA …
    eu sou o RENATO tenho 36 anos e sou de Portugal e tou a precisar de sua ajuda, adorei ler a sua pagina na net e pelo que li e vi mostrou-me muita confiança e sabedoria…
    confio a minha vida em si
    á uns tempos atras tive uma grande colica renal tive 2 dias no hospital cheio de dores de morrer e nao me fizeram nada e mandaram-me para casa mas felizmente passou as dores…
    passado algum tempo nao me andava a sentir muito bem, tinha muitas pontadas na barriga , barriga inchada dor de cabeça e muito muito cansado e fui ao medico e pedi para ele me passar uns exames para eu fazer e ele passou uma endoscopia digestiva alta que foi horrivel fazer e uma ecografia abdominal e esta semana fiz tudo e já tenho os resultados mas ainda nao fui mostrar ao medico e gostava duma ajuda sua …
    ecografia detectou ligeira gordura no figado que eu nao sabia que tinha e tambem no rim esquerdo tenho uma pedra de 6mm….
    e na endoscopia viram que eu tinha uma ligeira gastrite..
    o que posso fazer para me curar e nao agravar mais o que tenho…
    peço desculpa pelo grande testamento que aqui escrevo mas tou com medo…
    tambem lhe posso mandar as minhas analises por mail para a Dr ver como estao. foram feitas na seixta feira passada….
    fico a agurdar resposta , tenha um bm dia e fique com DEUS

  10. Lívia Barbosa Blog Fitness

    23 de maio de 2013 at 15:27

    Boa tarde dra., minha dúvida não está muito relacionada ao post, mas falando em geleia, gostaria de saber por que o uso da geleia real é indicado em jejum ou com um intervalo significativo entre as refeições e se é recomendado o uso de sua forma encapsulada ou liofilizada? Parabéns pelo blog!

  11. Taynara Blog Fitness

    16 de outubro de 2013 at 14:23

    O colesterol que contém na bisnaguinha Panco é o HDL ou o LDL? quanto posso ingerir de colesterol por dia? O colesterol é como a gordura trans que não é recomendado nem em mínima quantidade? Obrigado.

  12. Anonymous

    12 de fevereiro de 2014 at 13:58

    Duas observações: 1.a – Podemos afirmar que pão integral industrializado é “quase impossível”, tendo em vista os informativos existentes nas embalagens, são falsos(não há fiscalização suficiente p/outros produtos da grande “rede”, imagine para o pão). Chegando a ser até maléfico, pois para obter um sabor agradável entra uma grande quantidade de gordura vegetal de péssima qualidade(hidrogenada), e ainda mais alguns aditivos e mistura na massa complementar.
    2. O teor de acidez, atualmente, não indica que seja um bom azeite, pois as empresas passaram a manipular através de produtos a sua redução. Infelizmente temos uma verdade bem dura, inclusive na própria Europa(Espanha) já se questionam a qualidade dos azeites oferecidas p/vendas.

  13. Vitor Fernandes Blog Fitness

    1 de junho de 2014 at 17:52

    Boas, Dra. o pão de malte faz mal? é muito forte para estomago ou intestinos?

  14. Vitor Fernandes Blog Fitness

    1 de junho de 2014 at 17:52

    Dra. o pao de centeio ou malte faz mal? O malte e forte para estomago ou intestinos?

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>